Para Refletir...

Atos 12 (NTLH)

4. Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa.
5. E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.
6. Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.
7. De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: - Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.
8. _Aperte o cinto e amarre as sandálias! - disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. - Ponha a capa e venha comigo! - ordenou o anjo.
9. Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão.
10. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora.
11. Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: - Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.
12. Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando.


Quero fazer algumas considerações sobre esse texto:

- Pedro esteve preso em uma cadeia de “segurança máxima” para e época. Você faz idéia do que é isso? Um simples pregador do evangelho de Cristo, preso, guardado por 16 soldados, acorrentado a 2 algemas, e com 2 soldados dormindo ao lado dele dentro da cela, e o resto dos vigias ao redor da prisão!!
O que quero dizer com isso é que quem anuncia as boas novas do Reino de Deus, sempre será perseguido. A opressão e as lutas vão tentar de sufocar, tenha certeza disso.

- A igreja orava por Pedro enquanto ele estava em apuros. Eu acredito que mesmo lá, trancafiado, Pedro também orava a Deus. Já era a noite anterior ao dia que Herodes iria apresentá-lo ao povo para matá-lo. Imagine a situação... Você, preso, guardado por 16 soldados e amarrado, sabendo que está marcado para morrer quando o dia amanhecer. Um tanto desesperador, não é mesmo? Quem não ficaria assustado? Eu ficaria muito.
Porém a atitude desse servo de Deus não foi o desespero. Pedro sabia que Deus o livraria, porque ele sozinho não poderia fazer nada. Então, simplesmente, ele dormiu... é, descansou, e deixou Deus agir. Aqui eu coloco mais algumas idéias: 1º) Quando um irmão está em dificuldades, é muito importante que o corpo de Cristo ore por essa vida, e que a própria pessoa não cesse em orar. Mas mais importante ainda é que haja FÉ no que se ora. Deus trabalha enquanto descansamos nEle, quando colocamos TODA nossa esperança no que Ele tem pra fazer... Deus gosta de nos ver totalmente dependentes de Sua vontade. Essa era a situação de Pedro... Ele estava totalmente vulnerável, indefeso humanamente. Mas ele tinha FÉ!

- No versículo 7, relata-se que Deus enviou seu anjo, e que uma luz brilhou na cela. Isso é lindo! Quando depositamos toda nossa esperança em Deus, e o deixamos agir, Ele faz! O Senhor poderia simplesmente ter aberto um buraco na parede e feito Pedro sair... mas não... Pedro era fiel a Deus, amado de Deus. Então o Senhor fez questão de enviar um anjo.
No mesmo versículo, faz-se menção que o anjo manda Pedro levantar-se DEPRESSA. Uma coisa a se considerar aqui: Deus age no tempo dEle. Enquanto Deus não ordena, temos que fazer o que nos cabe, e orar, e esperar. Mas quando o Senhor ordenar algo a nosso respeito, NÃO nos demoremos em cumprir! Façamos depressa! Não deixemos o nosso Deus esperando. Quero te dizer uma coisa: o tempo de Deus às vezes demora, mas quando chega, Deus deseja que obedeçamos de pronto!
Pode ser que algo esteja prendendo sua vida. Mas esteja certo de que se você crer, Deus dará ordens aos Seus anjos a seu respeito, e você vai ter que reagir! Ele quebrará suas correntes, e uma luz vai brilhar na escuridão que te cerca.

- Fico imaginando a cara de espanto dos soldados! Pensem só...numa época que tudo era alumiado por tochas, lá estava Pedro e um imenso “holofote de luz” caminhando ao seu lado, passando pelos portões cheios de soldados...na maior tranqüilidade. Hehehehe. Aqui fica mais um ponto a se refletir: não importa o tamanho de nossas cadeias, não importa o tamanho das ciladas que satanás armou pra nossas vidas. Iremos caminhar na luz, e o inimigo não terá meios de nos deter. As portas que estavam fechadas irão se abrir sozinhas! Bem na nossa frente!

- Pedro só foi entender tudo aquilo depois que já tinha saído. Isso acontece muito conosco. Às vezes Deus nos manda fazer algo, e na hora tudo parece muito estranho, não conseguimos compreender. Mas se nós estamos certos que é Deus falando, FAÇAMOS. Não precisamos entender. Apenas façamos. No momento certo entenderemos. Podemos ter certeza que o Senhor irá nos ajudar, mas ele demanda ATITUDE da nossa parte. Atitude de se levantar, mudar, agir.


Espero que vocês tenham lido tudo, até o final. Parem um pouco no seu dia para refletir nisso. Parecem palavras simples (na verdade são mesmo), mas o conteúdo intrínseco é muito forte.

Um grande abraço a todos,
Milene A.S.F.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cancela o teu funeral, Jesus está aqui

Josué 14:6-11 - Como marcar o seu tempo?

Gênesis 13:14-15 - A Promessa (PARTE I)