Daniel 2

Idéias básicas observadas: dons, profecias, confiança em Deus, intercessão, humildade, INTIMIDADE.

- Como Daniel fala nos versículos 37 e 38, Deus deu o reino à Nabucodonosor. Era da vontade dEle que isso acontecesse, a fim de que os 70 anos de cativeiro do povo de Israel se cumprissem, conforme as Escrituras.
Mas o Senhor é o único que reina eternamente (v.44), por isso Ele fez o rei conhecer que sua glória passaria um dia, assim como a dos outros reinos vindouros (v.39 a 43).
Vejo aqui que do mesmo modo que Deus nos dá algo, Ele pode tirar quando quiser, portanto, devemos aceitar tudo com humildade, reconhecendo que não somos nada comparados à Ele,e que tudo vem dEle e é para Ele.

- O sonho do rei foi uma ‘profecia’ do que aconteceria futuramente, mas o entendimento do significado foi dado a alguém que tinha comunhão com o Deus vivo, e que confiou nEle...os mistérios de Deus, o que Ele tem preparado, é para os que O buscam de todo coração (Jeremias 29:13).

- Daniel sabia que Deus era com ele, e se o tinha colocado no palácio do rei, é porque era ali que ele deveria ficar. Portanto, estava orando e rogando à Deus que lhe concedesse o sonho e a interpretação a fim de que ninguém morresse. Ele e seus três amigos intercederam juntos, e esperaram Deus responder. O resto já sabemos.
Daniel tinha direção no que fazia... não era levado ‘pelo vento’. Ele cria no Deus dele.
Lembro-me aqui também da passagem de Atos 27, onde Paulo estava no naufrágio. Por sua vida de intimidade com Cristo, TODAS as pessoas do navio foram poupadas da morte. O mesmo ocorreu com Daniel. Ele salvou todos os sábios do rei da morte. Isso mostra que se levarmos uma AMIZADE ÍNTIMA com Deus, muitas vidas poderão ser poupadas, e certamente serão abençoadas tendo nós como canal. Isso também é servir a Deus.

- Imagine só quão linda revelação o Senhor proporcionou ao AMIGO Daniel: ter o mesmo sonho do rei e ainda conhecer o significado! Isso nunca aconteceu comigo...e com você? Logo, isso mostra que se queremos revelações, se queremos ser conhecedores, não existe outro caminho a não ser conhecer Aquele que criou todas as coisas.
Bem disse Jesus em João 1:50 que aqueles que cressem veriam coisas maiores.
Por mais que esse episódio tenha sido marcante, pelo teor da revelação, Deus tem MUITO mais ainda...o “quente” mesmo é mais pro fundo do rio!!!

- Nos versículos 48 e 49 vemos que mais uma vez a luz que brilhava em Daniel e seus amigos foi reconhecida, e eles foram honrados no local em que estavam. Porém (e é o mais importante), em NADA os quatro jovens acharam glória em si mesmos. Pelo contrário, Daniel declarou perante o rei (v.45) que tudo aquilo só foi possível graças a Deus. (leia também Lucas 18:14).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cancela o teu funeral, Jesus está aqui

Josué 14:6-11 - Como marcar o seu tempo?

Gênesis 13:14-15 - A Promessa (PARTE I)