Reflexões de um sábio rei

Salomão, em Eclesiastes, nos revela várias de suas reflexões sobre a vida. Sua conclusão final é que tudo é vaidade. Com certeza é um livro que merece ser lido com calma, pausadamente, porque há sabedoria naquelas palavras.
Coloco abaixo alguns desses 'conselhos' do rei (versão da Bíblia Viva):
- O que está errado não pode ser consertado (totalmente), são águas passadas, e não adianta ficar pensando no que poderia ter acontecido (1:15)
- Todas as coisas têm seu valor quando são feitas na sua HORA CERTA. Deus colocou a eternidade no coração do homem, mas assim mesmo ele não consegue entender completamente os planos e as obras de Deus. (3:11)
- Quando você entrar no templo de Deus, abra bem os ouvidos e feche bem a boca! Não seja tolo a ponto de pensar que fazer promessas apressadas a Deus não é pecado. (5:1)
- Quando você conversar com Deus e fizer uma promessa, não se demore em cumprir o que prometeu. (5:4) Cumpra sempre as promessas que fez a Deus. É muito melhor não prometer fazer alguma coisa do que prometer e depois não cumprir. Quando isso acontece, a sua boca fez você pecar. Não tente se defender, dizendo ao mensageiro de Deus que foi um engano fazer aquela promessa. Isso deixaria Deus muito zangado, e Ele poderia até destruir tudo o que você conseguiu ajuntar. (5:4-7)
- Nos poucos dias de nossa vida vazia, quem pode dizer o que é melhor para alguém? Quem pode dizer o que vai dar melhores resultados no futuro, depois da sua morte? Quem conhece o futuro? (6:12)
- A TRISTEZA É MELHOR QUE A ALEGRIA PORQUE ELA NOS PURIFICA. (7:3)
- Terminar algo é melhor que começar! A paciência vale mais que o orgulho! Controle o seu gênio! Quem fica com raiva depressa é tolo! (7:8,9)
- NUNCA DESEJE QUE OS VELHOS TEMPO VOLTEM, PORQUE VOCÊ NÃO SABE SE ELES FORAM REALMENTE MELHORES QUE OS DE HOJE. (7:10)
- Veja como Deus faz as coisas e procure se adaptar a elas. (7:13)
- Enfrente cada problema que aparecer, e se você temer a Deus pode esperar que Ele vai abençoá-lo. (7:18)
- O HOMEM SÁBIO VAI ACHAR O TEMPO E O MODO CERTO DE FAZER O QUE ELE QUER. SIM, HÁ UM TEMPO E UM MODO PARA CADA COISA, embora os problemas do homem sejam um grande peso às suas costas. Como é que ele pode evitar o quem nem sabe que vai acontecer? (8:5-7)
- Faça bem feita qualquer coisa que você tiver de fazer. (9:10)
- Vi que nem sempre os mais rápidos vencem as corridas; que nem sempre os mais fortes vencem as lutas; que muitas vezes os sábios passam fome e que os homens de grande capacidade nem sempre se tornam famosos; tudo depende do acaso, de a pessoa estar no lugar certo na hora certa. (9:11)
- Se alguém colocar moscas mortas num vidro de perfume, ele acabará cheirando mal! Assim, um pequeno erro pode destruir muita sabedoria e honra. (10:1)
- Nunca pare de plantar suas sementes, porque você não sabe qual delas vai crescer - talvez todas cresçam. (11:6)
- Experimente tudo (livre arbítrio), mas lembre-se de uma coisa: você vai ter de dar conta a Deus de tudo o que fez. (11:9)
- Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver. (12:1)
- Respeite a Deus e obedeça aos seus mandamentos. Isso é o resumo do que o homem deve fazer. Porque Deus vai julgar todos nós por TUDO o que fazemos, até por aquelas coisas que ninguém conhece, sejam elas boas ou ruins. (12:13,14)

Postagens mais visitadas deste blog

Cancela o teu funeral, Jesus está aqui

Josué 14:6-11 - Como marcar o seu tempo?

Gênesis 13:14-15 - A Promessa (PARTE I)