O perdão que LIBERTA.

"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões." Pv 10:12
"O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos." Pv 17:9
"O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos." Pv 16:28

Tenho refletido sobre a questão do perdão. E me perguntava: "Deus, porque que quem perdoa tem que esquecer?"
A resposta me foi dada nesses três versículos acima. Leia com atenção, e releia.
O primeiro fala que o amor cobre (=tapa) TODAS as transgressões. É isso que Deus faz ao nos perdoar: Ele pega nosso erro, "coloca na caixinha do esquecimento" e tapa, fecha. Seu amor é tão mais abundante que o nosso erro, que Ele faz isso por nós. Não é lindo?!?!
Encobrir(=tapar) a transgressão, perdoar porque amamos a pessoa que errou conosco, mantém os laços de afeição, de amizade (às vezes até mais fortes, porque o perdão é uma das maiores 'provas' de amor).
O segundo versículo, porém, fala que o que renova a questão busca a separação da amizade, ou seja, trazer à tona (geralmente durante brigas) os erros que foram perdoados não é legal. 'Esfregar o pecado do outro na cara' revela que há grande amargura, ódio e ressentimento oculto no coração de quem perdoou. Isso também não é legal pra Deus.
Quem levanta contendas e as amargas lembranças do passado em nossas mentes e corações é satanás. É ele quem quer quebrar esses laços de amizade e amor. Ele é o acusador.
Pense bem nessa questão. Sei que não é fácil, mas Jesus (em seus evangélios) pede para perdoarmos uns aos outros, e Ele não estabelece 'tamanhos' de pecados que devem ser perdoados (e esquecidos)... Pecado não tem tamanho. Certo é que perdoemos sempre, e todos os erros.
Biblicamente, só existe 1 tipo de perdão: o que liberta e quebra correntes. Todos os demais são "made in China ou Paraguai" rsrsrs.
Você pode estar pensando "Ah não!! Isso é muito pra mim, isso não existe, nunca vou perdoar fulano(a) pelo que ele(a) me fez, não posso mesmo!!". Pra você digo que, ao aceitar Jesus Cristo como seu único salvador, você recebeu o Espírito Santo de Deus. É esse Espírito quem te capacitará a perdoar. Ore e peça à Ele força e amor para poder perdoar. Ore também pedindo que Ele te faça lembrar dos seus ressentimentos e ódios ocultos, e que tudo isso caia, junto com o erro, no esquecimento.

Aproveito para mandar um forte abraço à todos que lêem meu Blog. Que o Pai abençoe o dia de todos vocês.

Milene A.S.F.

Postagens mais visitadas deste blog

Cancela o teu funeral, Jesus está aqui

Josué 14:6-11 - Como marcar o seu tempo?

Gênesis 13:14-15 - A Promessa (PARTE I)