Força x Resistência

TIAGO 4:7-8 "Portanto, submetam-se humildemente a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês. E quando vocês se achegarem a Deus, Ele se achegará a vocês."
* submeter = sujeitar-se; render-se
* humildade = inferioridade
* humilde = submisso
* resistir = opor-se; defender-se
* resistente = forte
* resistência = reação
TIAGO 4:6 "Mas Ele nos dá cada vez mais forças para resistir a todos esses maus desejos. Como dizem as Escrituras, Deus força ao humilde, mas se opõe ao orgulhoso e ao arrogante."
* orgulho = sentimento de dignidade pessoal; amor próprio exagerado
* arrogãncia = presunção; orgulho
* presunção = opinião elevada de si mesmo
+ - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - +
Resistir, opor-se ao diabo... como criar uma defesa tão grande a ponto dele fugir de nós? É obvio que se existem duas forças, A e B, lutando entre si, A somente vence B (e vice-versa) se for maior e mais poderosa. Até a Física sabe disso! rs
Como, então? Onde buscamos uma força maior que a do inimigo?
Em Salmos 144:1-4 lemos "Louvado seja o SENHOR! Ele é a minha rocha firme; Ele me dá força e me prepara para a guerra. (...) Ele é a minha fonte de força, o meu lugar seguro, o meu libertador. Confio totalmente nEle, pois Ele é o meu escudo. Ó Senhor, quem é o homem para dares a ele tanto valor e atenção? Porque te interessas tanto pela humanidade? O homem não passa de uma brisa e a sua vida é apenas uma sombra que logo some."
Parece até meio óbvio que é do Senhor que vem a nossa força, isso não é novidade pra ninguém, creio eu. Só que as vezes, a gente tenta se opor ao inimigo por conta própria, tenta dar uma de "He-Man, Super-Homem, Homem Aranha", achando que podemos alguma coisa por nós mesmos, com nossas limitadas forças.
Ora, já diz a Palavra de Deus em Zacarias 4:6 "Não é pela força (do braço), nem com poder que vocês vencerão. Será pelo meu Espírito. Vocês, embora poucos e fracos, vencerão pelo meu Espírito." (versão Viva)
Nós, sozinhos, somos seres totalmente frágeis!! O ÚNICO jeito de resistirmos ao inimigo é correndo para os braços do Pai. Pode por acaso a criatura caída (Lucas 10:18) ser mais poderosa que Aquele que a criou? Definitivamente não! Não há ser algum capaz de superar, derrotar o Senhor dos Exércitos!
A Bíblia nos diz que ELE PRÓPRIO é o nosso escudo... Aquele que criou os céus e a terra, que ressucitou poderosamente Jesus Cristo, que ajudou Gideão a vencer uma multidão inumerável como gafanhotos (Juízes 7 e 7:12) com apenas 300 soldados, é o mesmo Deus que nos protege, com o mesmo poder.
E o interessante é que quando fazemos resistência, quando nos opomos à vontade do inimigo (debaixo das mãos do Senhor, claro!), ele foge, e não nós fugimos! (Lucas 10:19; Tiago 2:19)
Mas e essa força que Deus nos DÁ? O que nos leva a obter essa força do Senhor?
**************************************
Aqui quero fazer uma observação antes de continuar...
Gente, o Evangelho é PRÁTICO! A gente que complica tudo pela nossa teimosia. Os poucos itens que escreverei abaixo devem ser de praxe, habituais, devem fazer parte de nosso dia-a-dia, para obtermos de Deus não somente força, mas TUDO que Ele nos prometeu. E mais! São hábitos que nos levam a conhecer o Senhor, sua essência, seu Ser, Sua face, não somente suas mãos (ou seja, o que Ele pode nos dar) - Mateus 6:33.
******************************************
- Arrependimento de pecados e verdadeira conversão (João 3:3)
- Obediência ao Senhor (João 14:21; Efésios 5:15-17; Gálatas 5:25; Filipenses 2:12-13; I Tessalonicenses 4:7-8)
- Buscar o alimento diário - ler a Bíblia, estudar, vasculhar, meditar na Palavra. Saco vazio não pára em pé!! Como um espírito desnutrido vai opor-se ao inimigo? De certo não prevalecerá! - veja Colossenses 2:19 . Uma das formas de recebermos de Deus nutrição e força é pela Bíblia. Leia Mateus 22:29.
- Investir tempo em oração - apesar de Deus conhecer seus pensamentos e palavras antes mesmo de dizê-las (Samos 139:1-5), Ele anseia por ouvi-lo! Ele deseja que você exponha suas fraquezas diante dEle, e peça ajuda, para que Ele possa operar, possa te aperfeiçoar e te munir de força, de fé, de coragem. (Mateus 26:41)
Tiago 4:6 nos diz que Ele nos dá CADA VEZ MAIS forças para resistir. Isso quer dizer que há um processo, não é do dia para a noite. O Senhor quer conhecer, avaliar, o quanto somos perseverantes em buscá-lo, pois isso também mostra o quanto o amamos (Josué 14:13-15; Jeremias 29:12-13).
- Submeter-nos humildemente à Deus - entender, compreender qual é a vontade de Deus para nós e aceitar a Sua vontade perfeita. Mesmo que não faça muito sentido, mesmo que não seja agradável à nós. Viver pela fé. Exercitar a fé. (Hebreus 11:1, 11:6, 11:8; Efésios 6:16).
Não tem segredo pessoal, é só isso por enquanto.
Abraços a todos,
Milene A.S.F.

Comentários

Anônimo disse…
A paz do Senhor Jesus Milene!

Nossa, que texto maravilhoso esse! Eu tb estou em falta com o seu bloguinho... Mas saiba que ontem no culto, a pregação foi sobre fazer discipulos (pq foi culto de missões) e foi chamado pessoas que queriam ouvir a voz de Deus e que essas pessoas iriam fazer discipulos. Eu confesso que não fui lá na frente, mas recebi a palavras duplamente agora, para honra e glória do Senhor. Que Deus continue derramando do seu poder e unção em sua vida irmã vc é uma potência nas mão do Senhor. Obrigada por me visitar. bjosss

Cissa
www.meiaspalavras2.blogsport.com.br
Danilo Garcia disse…
Como sempre, palavras de sabedoria fluem quando você fala.
Instrumento para Edificação!
Escreva mais!!! sempre!! rsrsrs.
Deus te abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

Cancela o teu funeral, Jesus está aqui

Josué 14:6-11 - Como marcar o seu tempo?

Gênesis 13:14-15 - A Promessa (PARTE I)