Gênesis 13:14-15 - A Promessa (PARTE I)

(Clica na imagem para aumentar)
GÊNESIS 13-11-18 "Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma. (...) E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora, os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente para sempre (...) Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei."
GÊNESIS 15:7-21 "Disse-lhe mais: Eu Sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares(...) Então disse a Abrão: Saibais, de certo, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos.
Em Gênesis 16, versos 3 e 16, lemos que Abrão tinha aproximadamente 76 anos quando chegou à Canaã e ouviu de Deus a promessa de herdar aquela terra. Talvez para alguns daquela época, talvez ele estivesse delirando em sua velhice que Deus havia prometido tal coisa à ele, talvez alguns o achassem gagá demais pra ser dono de tantas terras, incapaz de tomar posse de tudo. Mas a promessa era pra ELE. Tomou posse daquelas palavras vindas de 'algo' que não podia ver (a não ser CRER), tomou para si e cravou em seu coração que se Deus havia prometido ele iria cumprir... Abrão não se preocupou com os MEIOS que Deus usaria para dar-lhe aquelas terras. Ele apenas CREU que um dia tudo seria seu e de sua descendência. E o tempo passou... e passou...
Ismael, filho de Abrão e Agar nasceu quando seu pai tinha 86 anos, e Isaque, filho de Sara e Abrão, nasceu quando ele tinha +- 100 anos (Gênesis 18 e 21).
Gênesis 25:7 - Abraão viveu 175 anos. Passaram-se quase 100 anos desde a promessa de Deus sobre herdar a terra de Canaã. Um século, e nada de herança... tempão hein?!
Quanto tempo, hoje, nós somos capazes de esperar em Deus por uma promessa? Quando Deus nos fala algo que Ele tem pra nós, como reagimos, como esperamos?
Num primeiro momento, ao receber a promessa, tudo parece ma-ra-vi-lho-so! Ficamos entusiasmados, felizes que Deus não se esqueceu de nós. Daí vem o fator TEMPO... passam-se 3 meses, 8 meses, 2 anos, 3 anos... e nada daquilo se cumprir... "Senhor, estou aqui!! Cadê minha promessa???", ou talvez "Deus, eu tenho feito tudo certo, tenho permanecido em ti, envia minha promessa!!"
Mas sabe de uma coisa? Abraão também não deu mancada com Deus pra ter demorado tanto tempo pras coisas acontecerem, e aliás, ele nem viveu pra ver tudo ocorrer.
Abraão, mesmo não tendo recebido em vida o cumprimento da promessa, até o fim ele não desfaleceu, não perdeu a visão da promessa (Hebreus 11:13). Deus QUIS revelar ao seu servo os planos futuros, Ele simplesmente QUIS. Abraão era alguém em quem Deus podia confiar para revelar-lhe seus mistérios, seus planos, seus sonhos. Ele era alguém que não buscava as bênçãos, riquezas... estas o alcançavam, porque ele buscava antes de tudo o abençoador.
* - * - *- * - * - * - *- * - * - * - *- * - * - * - *- *
  • O 'jeito' como esperamos por algo em Deus (tristes, alegres, ansiosos, calmos, etc) faz TODA diferença entre receber ou não o que ele prometeu. Pode demorar muito tempo, e talvez nem sejamos nós as pessoas que irão colher os frutos do que Deus prometeu, mas se não soubermos esperar ela nunca chegará.
  • Deus não confia as revelações de Seu Reino àqueles que não querem se envolver mais, que não querem compromisso, aliança firme com Ele.
  • Duvidar do que Deus nos diz é o mesmo que não crer que Ele é capaz de fazer... incredulidade. O Senhor é um ser atemporal, não pode o tempo limitá-lo, o universo não pode contê-lo! Deus não economizará meios ou recursos para fazer os planos dele pra você se concretizarem, porque o que Ele determinou já é mesmo antes de ser.
  • Quando Deus nos promete algo, Ele não espera que saibamos COMO tudo irá acontecer. Ele espera apenas que CREIAMOS que vai acontecer. O 'como' é por conta dEle, e no tempo certo Ele mostrará o passo-a-passo.

* - * - *- * - * - * - *- * - * - * - *- * - * - * - *- *

Próxima mensagem: Gênesis 35 a 50 - A Promessa (PARTE II)

Em Breve!!

Milene A.S.F.

Comentários

Leandro Zacca disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Val disse…
Oi Milene!!

Passei para dizer q estou dew volta na ativa com o meu bloguinho!! Obrigada pelo incentivo!
Agora é a minha vez!!
Voltei logo com as menssagens do evangelho pois o Senhor tb a criou para isso! Amém

Toda gloria seja dada ao nosso Deus!
Val disse…
A paz Milene.

Irmãnzinha.. Sinto muito se a preocupei, nossa, acho que foi um grande desabafo rs* Mas creio que o Senhor tem os seus propósitos até mesmo quando agimos sem pensar direito alí a mão dele está.
Te adicionei no meu msn e muito obrigada mesmo por suas palavras, realmente você tem qualidades que também admiro por ser separada do mundo e assumir o amor por nosso Salvador que vive e reina. Claro né irmã? Como viveríamos sem Ele? Irmã... são muitos problemas e em todas as áreas: Espiritual, emocional, familiar e trabalho... Mas essas coisas se ajeitam né? Fica tranquila não é nada grave não.

Você é uma jóia precisosa nas mãos do Senhor. Que Deus abençõe sua vida em nome de Jesus.

Nos falaremos pelo msn.

Fica na paz!

bjuss

Postagens mais visitadas deste blog

Cancela o teu funeral, Jesus está aqui

Josué 14:6-11 - Como marcar o seu tempo?

Eu Sou